Em Junho celebramos os nossos 25 anos com 25 sardinhas a explicar 25 projetos

ineb25_small12 a 30 de Junho de 2014, Mercado Bom Sucesso & Fundação Manuel António da Mota, Porto

Para comemorar o nosso 25º aniversário organizamos diversos eventos públicos, concentrados no mês de Junho de 2014, sob o mote “A Engenharia Biomédica num Quarteirão de Ideias”.

Convido todos a visitarem o Mercado Bom Sucesso, de 16 a 30 de Junho de 2014 no Porto, onde explicamos 25 dos nossos projetos usando sardinhas, o símbolo das nossas festas de São João. Organizamos também nessa altura um ciclo de debates públicos, dinamizados por personalidades nacionais, sobre temas de interesse geral da Engenharia Biomédica, tais como o melhoramento humano, e o papel da tecnologia nos cuidados de saúde e na imortalidade.

Para a exposição, selecionamos 25 projetos entre os mais relevantes desenvolvidos no INEB desde a sua fundação e explicamo-los usando sardinhas. Decidimos organizar uma exposição original e inesquecível e para isso desafiamos os nossos investigadores a explicarem os seus projetos usando um símbolo desta altura do ano e também nacional, que é a sardinha. Pretendemos que esta associação inusitada entre sardinhas e engenharia biomédica cause interesse suficiente para despertar uma visita.

Para os investigadores o esforço valeu muito a pena pois todo o processo quebrou a sua rotina de uma forma divertida, com um resultado espantoso.

Para o público em geral estamos convictos que a exposição será ao mesmo tempo surpreendente e deslumbrante. Em conjunto com os debates públicos, esta exposição pretende ainda despertar no público em geral uma tomada de consciência sobre os desenvolvimentos que se adivinham para o futuro próximo, bem como uma reflexão sobre o seu impacto na nossa sociedade.

O ciclo de debates, a iniciar dia 12, será dinamizado por diversas personalidades nacionais ligadas ao INEB, tais como Alexandre Quintanilha (ICBAS/IBMC), Mário Barbosa (ICBAS/INEB) e Jerónimo de Sousa (CRPG). Estes debates pretendem discutir abertamente questões controversas sobre o futuro do Homem na sua dimensão tecnológica.

Mais detalhes estão disponíveis em www.ineb.up.pt.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s